16 de abril de 2021

Diabos Mutantes: A Filha do Açougueiro - Resenha



Poucas coisas me deixam mais felizes do que procurar informação sobre uma banda de Horror Punk e não achar quase nada.


Não, não é piada. Falo serio. Seríssimo.


É uma das magias da música UNDERGROUND.

E vou explicar porque.


Uma banda que gastasse uma grande quantidade de tempo, criatividade e recursos pra gravar algumas musicas ou mesmo um disco inteiro, e não se preocupasse as vezes nem em divulgar o line up da banda ou local de origem, no maintream seria condiderada uma banda no minimo desleixada.


Mas no underground, no Horror Punk, essa atitude, é uma mensagem clara que a banda está muito mais preocupada com o som,com a música, com o gênero, do que com imagem.


Comercialmente, é quase que um suicídio, mas como eu sempre digo: se voce quer sucesso e fama, não vai ser no underground que você vai encontrar essas coisas. Ou melhor, reformulando: no UNDERGROUND você vai encontrar garra, persistência e constância bem maiores que a frugalidade daquilo que é mais midiático.


O cenário underground e consequentemente o cenário Horror Punk é, acima de tudo, para quem acredita em uma cena, para quem quer ir além das modinhas, do glamour...o underground não é para os fracos não!


"Ok, ZC, mas o que isso tem a ver com o disco dos Diabos Mutantes?"


Resposta: Tudo!


Vamos lá então.


"A Filha do Açougueiro" é um disco de 2012, da banda Diabos Mutantes. Nem nas redes sociais oficiais da banda você vai achar mais do que isso!kkkkkkk!


 Eles são do Paraná, e a julgar pela ultimas atualizações da propria banda, a mesma se encontra em um hiato enorme. Talvez tenha acabado, ou talvez apenas com as atividades interrompidas por um tempo.

Como eu estou montando uma matéria grande sobre o histórico de algumas bandas da cena, não vou me alongar muito sobre o histórico do grupo.

Vamos então á sonoridade.


"A filha do Açougueiro" apresenta composições que podemos sim, dentro do gênero, classificar de "complexas".


Até hoje, muitas audições depois, eu fico impressionado com a quantidade de mudanças de ritmo, compasso, quebras e paradas que existem ao longo de todas as faixas.

Ao menos dentro do cenário nacional do Horror Punk, pelo que eu conheço, existem poucas bandas com uma sonoridade tão diversificada, ou com composições tão cheias de nuances.


É um som que fica em algum lugar entre o Horror Punk tradicional , o rockabilly e o psychobilly, mas com pausas e mudanças de andamento repentinas frequentes, o que confere ao som da banda uma originalidade e ao mesmo tempo estranheza bem peculiares.


É tudo muito bem feito. A gravação é bem direta.

Eu me pergunto o quão difícil deve ter sido para o baterista tocar e gravar essas músicas, uma vez que são tantas mudanças de andamento que com certeza não deu pra usar um metrônomo. 


Particularmente, não é o estilo de Horror Punk favorito aqui. Eu sou fã irremediável de uma sonoridade mais direta, de composições menos trabalhadas e até mais "toscas". As vezes, quando eu estava começando a me empolgar com um riff ou com uma levada, a banda mudava o andamento e era como levar um copo de água fria na cara. É um disco que eu escuto em doses homeopáticas, aos poucos.


Mas eu entendi perfeitamente a proposta da banda, e acho que dentro da proposta, os caras mandaram bem demais.


Essa diversidade sonora é importante, e felizmente, eu acredito que o cenário Horror Punk Brasileiro é até mais diversificado sonoramente do que a maioria das cenas lá fora (com destaque para a cena Horror Punk russa, que produz coisas originalissimas!).


Destaques? 

Acredito que as músicas "A 7 Palmos", "Brasileiro Assassino", "Psicótico" e "Soturno" sejam as mais emblemáticas.


As letras são extremamente bem humoradas, sem serem engraçadinhas, o que é louvável.



3 comentários:

  1. tive essa mesma sensação de não achar quase nada de uma banda quando descobri o "Hybrid Moments"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. banda horror de garagem da Califórnia....só possuem um EP com músicas fantásticas e alguns covers do Misfits

      Excluir
    2. Cara, a banda Hybrid Moments é maravilhosa, de fato! Adoro o disco deles, Horror Punk da melhor qualidade!

      Excluir